Domingo, 10 de Dezembro de 2023
Domingo, 10 de Dezembro de 2023
Slogan Jornal Informal

ZÁS-TRÁS

Embarcação lendária é encontrada a 3.008 metros de profundidade 108 anos após naufrágio



Expedição Endurance, liderada por Ernest Shackleton, foi reproduzida em minissérie estrelada por Kenneth Branagh

Embarcação lendária é encontrada a 3.008 metros de profundidade 108 anos após naufrágio

A lendária embarcação Endurance, que naufragou há 108 anos na Antártica, foi encontrada por por um grupo de cientistas e exploradores no no fundo do Mar de Weddell. O navio foi esmagado pelo gelo do mar e afundou em 1915, forçando seu capitão, Ernest Shackleton e seus homens a fazer uma fuga surpreendente a pé e em pequenos barcos. A proeza foi reproduzida em diversas produções, entre elas a minissérie ‘Shackleton’, que teve como protagonista Kenneth Branagh.

O mais impressionante de tudo isso é que a embarcação, encontrada a três quilômetros de profundidade, está em ótimas condições. As madeiras de seu corpo, embora quebradas, ainda estão reunidas, e o nome – Endurance – é claramente visível na popa. “Sem nenhum exagero, este é o melhor naufrágio de madeira que eu já vi – de longe”, disse o arqueólogo marinho Mensun Bound, que está na expedição de descoberta e agora concluiu a missão que era seu sonho há 50 anos.

O projeto para encontrar o navio perdido foi montado pelo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), usando um quebra-gelo sul-africano, Agulhas II, e equipado com submersíveis operados remotamente. O líder da missão, o veterano geógrafo polar Dr. John Shears, descreveu o momento em que as câmeras pousaram no nome do navio como “de cair o queixo”. “A descoberta do naufrágio é uma conquista incrível”, acrescentou.

O naufrágio é considerado um monumento designado sob o Tratado Internacional da Antártida e não deve ser perturbado de forma alguma. Nenhum artefato físico foi, portanto, trazido à superfície. O navio tem a mesma aparência de quando fotografado pela última vez pelo cineasta de Shackleton, Frank Hurley, em 1915.

 

Imagens:

jonata
Fichips
Aulas
Lisoneide Terhorst
Veiga
Viviani
Padaria Santo Ângelo
Diana Konzen