Domingo, 10 de Dezembro de 2023
Domingo, 10 de Dezembro de 2023
Slogan Jornal Informal

ZÁS-TRÁS

O surgimento da Ouro e Prata há 84 anos



O surgimento da Ouro e Prata há 84 anos

Em meados de 1939, na Praça da Matriz (25 de Julho), no município de Crissiumal/RS (na época distrito de Três Passos/RS) surgia a empresa de transportes Crissiumal, tendo como fundadores Willy Eugênio Fleck e Raimundo Fleck, que, primeiramente, contava com um caminhão de passageiros misto e dois caminhões de carga, todos da marca Ford. 

No ano seguinte, a empresa adquiriu o primeiro ônibus fechado, o pioneiro absoluto da região noroeste colonial e celeiro, numa época onde existia um ônibus e três caminhões de carga para o transporte de fumo e de mercadorias.

A empresa Crissiumal adotou o gasogênio para solucionar o problema do transporte, sendo mais tarde adaptado a um caminhão Ford no ano de 1942.

Os ônibus e os caminhões de carga passaram a utilizar gasogênio. A empresa Crissiumal enfrentou diversos obstáculos com a mudança.

Assim, no dia 28 de dezembro de 1944, a empresa abriu uma oficina no município de Três Passos/RS. Devido a proximidade de Três Passos e Ijuí, a empresa Crissiumal passou a atender as comunidades destes dois municípios. Neste município, a empresa abriu uma modesta seção de peças, a qual contou com uma oficina, comércio de gasolina, óleos e pneus, e passou a se chamar Willy E. Fleck & Cia. Ltda

.Com a mudança para Três Passos/RS, a empresa decidiu mudar o nome de “Empresa Crissiumal” para “Pioneira” e no dia 9 de Agosto de 1948, foi fundada a Viação Ouro e Prata S/A. Mas não era somente no transporte de passageiros e cargas que a empresa destacava-se nas regiões Celeiro e Noroeste Colonial.

Assim, no ano de 1956, a Fleck S.A Indústria, Comércio e Importação, tornou-se um revendedor autorizado da Ford do Brasil S/A, sendo a primeira desta região a lançar no mercado veículos unidos diretamente na fábrica. Neste segmento, tornou-se, já nos primeiros anos de vida, um dos dez maiores revendedores de unidades Ford do Rio Grande do Sul.

Trabalhando com linhas de ônibus que conectavam quase todas as cidades do Alto Uruguai com Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, a Fleck S.A. comprou, em 1959, duas quotas da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. Durante os anos que seguiram a esta compra, a empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda procurou alargar os horizontes de seu campo de ação, iniciando em primeiro lugar a ligação Santa Rosa/Porto Alegre, Carazinho/Porto Alegre e mais tarde Porto Alegre/Santo Ângelo. 

Posteriormente, a empresa passou a atender as linhas Bagé/RS, Livramento/RS e Dom Pedrito/RS, todas ligando a Região da Fronteira à Metrópole Gaúcha. Sendo a Fleck S.A., Indústria, Comércio e Importação acionista da Fleck Motoviaturas S.A., firma localizada em Porto Alegre, decidiu transferir a sede da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda de Ijuí para Porto Alegre. Isso fez com que o Diretor Presidente da empresa, Willy E. Fleck decidisse fixar residência na capital gaúcha.

O município de Crissiumal/RS foi criado pela Lei Estadual n° 2.553 de 18 de dezembro de 1954, cuja instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955, através do desmembramento de Três Passos/RS.

Reportagem: Rodrigo Bergsleithner



 

Imagens:

Veiga
Diana Konzen
Padaria Santo Ângelo
Cia das Persianas
Viviani
Aulas
jonata
mobilitá2