De acordo com um estudo publicado no Journal of Cleaner Production, engenheiros do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, conseguiram criar um concreto quase 30% mais forte apenas incorporando grãos de café processados ao material.
Segundo o The Guardian, a ideia surgiu justamente quando os pesquisadores tomavam café. Eles criaram uma técnica para reciclar a borra de café, convertendo a mesma em biocarvão. A partir daí, os especialistas usaram o biocarvão para substituir uma parte da areia comumente usada para fazer concreto.
Segundo o pesquisador Shannon Kilmartin-Lynch, co-líder do estudo, a técnica pode ajudar a minimizar o desperdício de café. “Havia muito café moído e sachês sendo descartados”, disse ele. “[Queríamos] ver se conseguiríamos transformar esses grãos usados em um tipo de material mais valioso".
Os pesquisadores agora estão mostrando o projeto para empresas e conselhos locais, a fim de criar projetos de infraestrutura, como a construção de calçadas. “O projeto ainda está em sua fase inicial – há mais testes a serem feitos sobre a durabilidade e coisas do tipo”.
Se todos os resíduos de borra de café produzidos na Austrália, por ano, fossem convertidos em biocarvão, seriam aproximadamente 22.500 toneladas recicladas, estimam os pesquisadores.