Sexta-feixa, 12 de Agosto de 2022
Sexta-feixa, 12 de Agosto de 2022
Slogan Jornal Informal

VAMOS LER

Sistema remove mais de 100 mil quilos de plástico no oceano



A limpeza ocorreu no maior depósito de lixo oceânico do mundo: a ilha de lixo que flutua no Pacífico

Sistema remove mais de 100 mil quilos de plástico no oceano

Coletar o lixo plástico que inunda os oceanos às vezes parece como enxugar gelo, mas o holandês Boyan Slat é incansável. Seus esforços já resultaram na remoção de mais de 100 mil quilos de resíduos na Grande Porção de Lixo do Pacífico – região entre o Havaí e a Califórnia (EUA) onde se concentra uma quantidade absurda de plástico: estima-se que sejam quase 80 mil toneladas.

Com tamanho equivalente a duas vezes a área da França, a “ilha de plástico” é o foco da organização The Ocean Cleanup, criada pelo inventor e empresário Boyan Slat. Para eliminar os resíduos plásticos oceânicos, diversos equipamentos de limpeza foram testados, sendo o Sistema 002 o último deles.

Ainda experimental, o Sistema 002 (também chamado de “Jenny”) é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada pelos barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante – que será coletado e armazenado no barco até chegar em terra firme para ser reciclado.

Implantado em agosto de 2021, o sistema coletou nove toneladas de plástico já em seu primeiro teste no Oceano Pacífico. Passado um ano, foram coletados 101.353 quilos de plástico – varrendo uma área oceânica de mais de 3 mil km2. Somando aos 7.173 quilos de plástico capturados por equipamentos anteriores, a The Ocean Cleanup coletou no total 108.526 quilos.

 

Imagens:

Cia das Persianas
Urbanize
Kate
nedel
evoestagios
Sabrina Alves de Souza
Vanessa Trindade
espaco