Sexta-feixa, 12 de Agosto de 2022
Sexta-feixa, 12 de Agosto de 2022
Slogan Jornal Informal

MISCELÂNEA

MARIANA BERNARDI: Ela é um absurdo! Uma intensa e rara poesia na Música



Podemos afirmar que Mariana Bernardi é uma miscelânea de Elis Regina, Janis Joplin, Aretha Franklin, Amy Winehouse, Ella Fitzgerald e Nina Simone, com um retoque de poesia

MARIANA BERNARDI: Ela é um absurdo! Uma intensa e rara poesia na Música

Ela é uma mulher de um talento absurdo na música. A voz, a interpretação, a presença de palco, a poesia ao vê-la no piano e com outros instrumentos musicais, fazem da gaúcha de Santana do Livramento/RS, que cresceu em Ijuí/RS, Mariana Bernardi, 25 anos, um promissor encanto sonoro que ainda vai brilhar intensamente pelos palcos deste país e no Exterior, sem nenhum exagero.

 

Ela é uma intensa poesia completa. Podemos afirmar que Mariana Bernardi é uma miscelânea de Elis Regina, Janis Joplin, Aretha Franklin, Amy Winehouse, Ella Fitzgerald e Nina Simone, com um retoque de poesia. Ela tem o dom da dança, a interpretação incrível, o olhar fascinante e é uma artista naturalmente poética, sem clichês. Por isso, Mariana é um absurdoooo!

 

Hoje, Mariana Bernardi cursa bacharelado em Canto pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e ressalta que a sua paixão pela música vem desde cedo. “Eu tinha um tecladinho de brinquedo e estava começando a aprender pequenas melodias enquanto brincava, vendo isso minha mãe me levou para as primeiras aulas de piano e canto, aos meus cinco anos de idade. Pouco tempo depois tive coleguinhas na escola que também estavam aprendendo tocar, fomos evoluindo juntas o que tornou tudo ainda mais divertido passeio pelos clássicos nas aulas de piano (e depois também na faculdade), tive bastante contato com MPB por influência da minha mãe, criei afinidade com o rock durante a adolescência e venho nutrindo essa afinidade desde então. Estou sempre escutando coisas “novas”, sejam lançamentos ou músicas antigas que passei a conhecer, considero isso uma das coisas mais felizes possíveis”, conta.


VOCALISTA E TECLADISTA DA BANDA DELORENS

Apesar da ligação com a música surgir cedo na vida de Mariana Bernardi, ela confessa que a “ficha demorou para cair” ao pensar na música como profissão. “Até fiz faculdade em outra área mas nunca pareceu tão certo quanto a música na minha vida. Foi estando em contato com o ensino da música e também frequentando ambientes que apoiam e impulsionam a cena musical local que comecei a tirar rascunhos da gaveta e elaborar composições, que costumam partir da melodia ou letra e tem piano como instrumento principal. As minhas músicas estão sendo produzidas/gravadas no Dom Rodolfo Estúdio em Passo Fundo, e devem começar a ser lançadas ainda esse ano”, conta.

Hoje ela é vocalista e tecladista da banda DeLorens, a qual tem a proposta de “viajar no tempo”, musicalmente falando. “A banda DeLorens transita por diferentes décadas dentro do blues, do rock n roll e do pop. Somos quatro integrantes, nosso foco são bares e eventos públicos”, disse.

MARI & JOHNNY

Além da banda DeLorens, Mariana Bernardi integra o projeto “Mari & Johnny”, que trata-se de um duo com violão, percussão (feita por ela) e o principal: vozes. “Eu e o Johnny éramos colegas no início da faculdade e gostávamos muito de cantar juntos, queríamos fazer isso também fora do ambiente acadêmico e assim surgiu o duo, que foi a união perfeita do útil e o agradável”, resume.

PROJETOS FUTUROS

“Estou no momento gravando meu primeiro single e na sequência vão começar as gravações do primeiro álbum. Além disso, os planos envolvem adentrar cada vez mais na cena musical, levar os projetos para lugares novos, ampliar meu público e tocar mais pessoas com minha música”, disse.

 

Quem ainda não a conhece, certamente irá encantar-se com o talento desta mulher inexplicável, que ultrapassa os limites do talento, a voz magnífica que soa de forma poética nos ouvidos e um talento absurdo no piano e em outros instrumentos que nos faz acreditar que aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, está surgindo uma verdadeira diva da música mundial, tudo isso combinado com um jeito elegante de se vestir, que viaja pelas décadas da música em um estilo avassalador, e nos ricos detalhes em tatuagens autênticas que nos fazem aplaudir um jovem talento que nos encanta em cada música ouvida, além da indefectível beleza. Mariana é, realmente, um absurdo!

 

 

Conheça mais sobre o trabalho de Mariana Bernardi 

por meio do Instagram @_mariana_bernardi,

da banda DeLorens  @bandadeloreans e do Duo @mariejohnnyoficial

 

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Rafael Dalbosco e Wesley Martins

Imagens:

Daniele Brisotto
Janaina
Luane Guarani
Veira Advogados
Kate
Gerson de Lima
BASTOS THAÍS
Espaço