Na data de 22 de novembro e 2021 a Ordem dos Advogados do Brasil do rio Grande do Sul realizou as eleições das diretorias e conselhos da Seccional e das Subseções, que pela primeira vez na história a votação ocorreu em plataforma on-line.
Essa forma moderna de votação alcançou o maior índice de participação da história da OAB/RS. No total, 48.198 advogados e advogadas participaram da votação virtual, o que representou 86,62% dos votantes aptos.
Para a Seccional, concorria Leonardo Lamachia (eleito com 67,67% dos votos válidos) e Paulo Torelly (que obteve 29,24% dos votos). O mandato terá o triênio de 2022 até 2024. O Presidente Leonardo Lamachia terá na vice-presidência uma mulher, Neusa Maria Rolimbastos.
Mas como se saíram as mulheres nas eleições da OAB?
No Estado do Rio Grande do Sul 43 subseções tiveram mulheres eleitas como vice-presidentas, e 6 chapas foram eleitas com mulheres como presidentas e vice-presidentas, e em 36 subseções foram eleitas mulheres como presidentas.
Essa grande expressão de mulheres eleitas ou mulheres compondo as chapas eleitas, se dá porque foi aprovado uma cota de gênero na composição das chapas das eleições da OAB, ou seja, no mínimo 30% deve ser composta por um gênero e os outros 70% pelo gênero oposto no máximo. Se evitando que uma chapa seja composta apenas por homens, agora mesmo que uma chapa seja majoritariamente formada por pelo gênero masculino se deve observar que no mínimo 30% dela deverá ser composta pela cota feminina, visando a igualdade de representação dos gêneros.
A participação de mulheres nas eleições equilibra o processo eleitoral, e traz uma consolidação de gêneros.
O Brasil possui o número de 1.238.199 advogados inscritos na OAB. E desses, 89.158 são inscrições do Estado do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 45.456 mulheres advogadas e 43.702 advogados, veja:
FONTE: https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados
Se o número de pessoas do gênero feminino inscritos na OAB são maioria em nosso Estado, nada mais justo que haja um número mínimo de gênero reservado para garantir que as diretorias e conselhos não sejam formadas exclusivamente por homens.
As eleições das Seccionais e Subseções ocorrem no mês de novembro no país inteiro. Até agora, 24 Subseções já findaram o processo eleitoral (faltando ainda o MT, RR e MG).
Os Estados que elegeram mulheres como presidentas das seccionais foram: Bahia com Gabriela Borges, Paraná com Marilena Indira Winter, Santa Catarina com Cláudia da Silva Prudêncio, e São Paulo com Patrícia Vanzolini.
Essas eleições da OAB também tiveram outra inovadora conquista: a cota pela raça com reservas para pretos e pardos, além da cota para gêneros, aprovado em 2020, e válido pela primeira a partir das eleições de 2021.
👩 Maitê Alexandra Bakalarczyk Corrêa, Advogada - OAB/RS n.º 104.229 - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), Advogada, e Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção São Luiz Gonzaga (RS)
💌 E-mail: bakalarczykmaite@gmail.com ou maite-alexandrabcorrea@hotmail.com
📞 Celular profissional: (55) 9.9659-1255
☎ Contato fixo: (55) 3352-2328
🎀 Instagram: @m_bakalarczyk
📚 Endereço profissional: Rua General Paiva, n.º 1424, Centro, São Luiz Gonzaga (RS)