Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

MISCELÂNEA

Cinco problemas de saúde provocados pela mistura de energético com álcool



Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular alerta para cuidados que devem ser tomados ao ingerir o drink

Os eventos de Carnaval estão chegando e, com eles, é necessário tomar alguns cuidados. Drink comum nas festas, a mistura entre bebida alcoólica e energético pode trazer sérios problemas de saúde, principalmente, relacionados ao coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, cada lata de energético, composto por cafeína e taurina, equivale a três xícaras de café. Sozinho, o álcool provoca uma excitação. Com o energético, o efeito fica ainda mais potente. Essa combinação pode trazer problemas cardíacos para quem toma a mistura.

Uma pesquisa feita no Canadá, publicada pela revista científica Canadian Medical Association Journal Open, aponta que mais da metade dos consumidores de energéticos, entre os 12 e 24 anos, já sentiram os efeitos negativos para a saúde.

Aumento da velocidade do batimento cardíaco, dificuldade para dormir, dores de cabeça e até a incidência de convulsões são os problemas mais citados no estudo. Além desses efeitos, o energético consegue disfarçar a quantidade de álcool ingerida por ter um gosto doce. Com isso, a pessoa acaba bebendo muito mais – sem nem perceber.

♦ Mudança nos batimentos cardíacos: a mistura de álcool com energético pode provocar arritmia e taquicardia.

♦ Dores de cabeça: como a combinação disfarça a quantidade de álcool ingerida, é muito mais fácil ficar desidratado e ter, entre os sintomas, dor de cabeça.

♦ Se colocar em situações de risco: o gosto doce do energético não permite que a pessoa perceba os efeitos do álcool. Dessa forma, o consumidor tem uma falsa sensação de segurança e se coloca em situações de risco com mais frequência.

♦ Não conseguir dormir: uma lata de energético corresponde a três xícaras de café. Com isso, quem bebe a mistura acaba ficando muito agitado. Toda essa energia acaba causando insônia.

 Ficar irritado: o corpo fica mais exaltado, com isso, qualquer coisa pequena e boba pode se transformar em um estresse muito maior do que realmente parece.

arcoiris
kingswayyyyy
concordia2
leonardo
larinha
Luciano Nahed
fecopel
carrossel