Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

VAMOS LER

Meio Ambiente e Ecos do Verde querem atenção na separação do lixo



Período de festas provoca grande geração de resíduos domésticos e exige consciência da comunidade para a seleção e acondicionamento correto

Uma campanha de conscientização para a separação correta dos resíduos domésticos deverá ser lançada em fevereiro de 2018, em data próxima a abertura do ano letivo. O anúncio foi feito pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco Medeiros, em reunião com o prefeito Jacques Barbosa e a presidente da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde Martiane Nicoletti e o secretário Adair Tomazi.

Medeiros informou que os materiais publicitários estão em fase final de elaboração e tem a finalidade de despertar a consciência da população para a separação correta dos resíduos domésticos, situação que não está ocorrendo, restando prejuízos ao meio ambiente e às famílias trabalhadoras da reciclagem.

Martiane justifica a necessidade desta ação de governo mais incisiva porque, segundo a presidente, o volume de material separado corretamente e levado para a triagem tem apresentado redução, com consequente queda na renda das 36 famílias que se mantêm com a venda dos resíduos recicláveis. Ela diz que para reverter esta situação que reduziu os ganhos é preciso trabalhar informações para a conscientização da população.

FESTAS

Nesta época de festas de final de ano, período em que aumenta consideravelmente a geração de resíduos recicláveis, o Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, e a Associação Ecos do Verde, apelam para que a comunidade separe e acondicione corretamente o lixo seco e o úmido, facilitando a triagem pelos trabalhadores, incrementando a renda das famílias e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

DIAS DE COLETA E BAIRROS

A Secretaria do Meio Ambiente pede para que a população fique atenta aos dias e bairros atendidos pelo sistema de coleta seletiva: as segundas, quartas e sextas-feiras são recolhidas o lixo seco nos bairros Centro, Boa Esperança, Dido, Santo Antônio, Subuski, Oliveira, Menges, Emília e Harmonia; Kurtz, Casarotto, Jardim Sabo, Jardim das Palmeiras, Meller Sul, Wilde, Sossego, Centro Sul, Dido II, Assistencial Braga, Tesche, Bella Vista, Neri Cavalheiro, COHAB, Dornelles II, Menezes, Recanto do Sol, Schirmer, Pascotini, Dytz, Patz, Geis. A coleta do lixo úmido é realizada as terças, quintas e sábados.

As terças, quintas e sábados a coleta do lixo reciclável (seco) é feita nos bairros São Pedro, Aliança, Alvorada, Meller Norte, Marcírio Machado, Fava, Castelarin, Pippi, Distrito Industrial, José Alcebíades de Oliveira, Piratini, Radins, AFPM, Sagrada Família, Santa Bárbara, Vera Cruz, Aguiar, Colméia, Santa Clara, João Goulart, Indubras, Olavo Reis, São Carlos, Panazzolo, Sanches, Braga, Mário Pilau, Rosa Esperança, Paraíso, Faldino Siede (Pilau II), Residencial Goulart Loureiro, 300 Anos, Juarez Lemos, Vier, Gueller, Hortência, Rosani, Missões, Padoim, Olavo Reis e Residencial Ipanema. Nesta área da cidade, o lixo úmido é recolhido as segundas, quartas e sextas-feiras.

Tarso Weber

Foto: Fernando Gomes

concordia2
ascencao
reflexo
fuscar
meiosmokey
Mara Personal
jairo
carrossel escola