Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

GREICE QUELLE C. DA COSTA

A criança, os presentes de Natal e o consumismo



Ganhar presentes é muito bom, presentear é ainda melhor, entretanto o valor material precisa ser menos importante que o valor afetivo

No Natal a cidade se enfeita de luzes anunciando a chegada do Papai Noel. As casas, as lojas e as ruas vibram as cores natalinas e as pessoas demonstram mais afeto, amor e fraternidade umas às outras.

No entanto, o ter e ganhar acabam tendo destaque nessa época e como vivemos em uma cultura consumista, o “eu quero” é a expressão que os pais mais ouvem, sem falar que as crianças são por natureza egocêntricas até aproximadamente os quatro ou cinco anos e enxergam-se como o centro do mundo. Naturalmente querem ganhar todos os presentes que desejam.

Existem pais que para agradar seus filhos acabam dando presentes acima de suas possibilidades. Portanto, cabe aos pais, avós e familiares avaliarem primeiramente a compatibilidade do desejo da criança com a sua idade e quais benefícios esse presente irá trazer. Será que de fato tais presentes são tão necessários? Será que logo o brinquedo não será descartado?

É importante explicar à criança que não é possível comprar todos os brinquedos que ela deseja, isso ensinará importantes lições pra vida dela sobre escolhas e prioridades. Para muitos pais, presentear de forma excessiva pode se constituir em uma forma de compensar o pouco tempo que passam com seus filhos, podendo ter consequências negativas por toda a vida.

Além disso, devemos ensinar nossos filhos que todos podemos ser “Papais Noéis” em qualquer época do ano, realizando doações para os mais necessitados, especialmente no natal, quando o consumismo é evidenciado.

Ganhar presentes é muito bom, presentear é ainda melhor, entretanto o valor material precisa ser menos importante que o valor afetivo. E se os pais não intervirem, seus filhos poderão interiorizar os comportamentos consumistas e o verdadeiro sentido do Natal poderá se perder.

 

Psicóloga Greice Quelle Cosentino da Costa

CRP: 07/22690

Contato: 984457579

Email: harmonizeclinicapsi@gmail.com

redemaq
Mara Personal
toscani
dukkkka
worldcell
jairo
leonardo
arcoiris