Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

GREICE QUELLE C. DA COSTA

A Psicologia no Ambiente Educacional



O psicólogo pode, por exemplo, ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para melhor compreender a infância de seus alunos; auxiliá-lo no convívio e nas relações grupais e de equipe

O psicólogo durante sua formação tem a oportunidade de aprender sobre os aspectos de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano de maneira mais aprofundada. Desta maneira é capacitado para contribuir de várias maneiras no processo de ensino e aprendizagem.

Na escola, o psicólogo atua junto com os demais profissionais como professores, diretores, coordenadores, orientadores, contribuindo com os conhecimentos da psicologia, os saberes-fazeres docentes. Ele pode atuar em todos os segmentos do sistema educacional, realizando intervenções, considerando, não somente aspectos individuais dos estudantes, mas também do corpo docente, do projeto político pedagógico, métodos de ensino e demais características educacionais.

Desta forma, a psicologia educacional/escolar utiliza-se de estratégias, instrumentos e recursos para que o profissional da educação possa manejar o seu ato pedagógico. Ou seja, a grande contribuição do psicólogo escolar acontece nos bastidores da instituição e, prioritariamente, com os professores, de maneira a contribuir para que estes estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade. O psicólogo pode, por exemplo, ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para melhor compreender a infância de seus alunos; auxiliá-lo no convívio e nas relações grupais e de equipe; ajudá-lo a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos de ensino/aprendizagem com base nos fundamentos teóricos que sustentam sua prática, dentre outros.

Vale destacar que a escola não é espaço para clínica psicológica. Na escola o psicólogo assessora e orienta os diferentes setores, buscando contribuir com o saber da Psicologia para o desenvolvimento da instituição como um todo.

Psicóloga Greice Quelle C. da Costa

CRP: 07/22690

Contato: 984457579

E-mail: harmonizeclinicapsi@gmail.com

 

toscani
carrossel escola
Mara Personal
mira3
veiga douglinhas
dukkkka
concordia2
redemaq