Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

GLOBAL

Produtores iniciam a colheita de trigo no RS



A Cotrimaio se preparou com treinamentos para desenvolver sua equipe e está preparada para o recebimento do trigo nas suas 16 filiais na região

Iniciou na semana passada mais uma colheita de trigo em nosso Estado. A Cotrimaio se preparou com treinamentos para desenvolver sua equipe e está preparada para o recebimento do trigo nas suas 16 filiais na região. Na abrangência da Cooperativa, este ano foi cultivado uma área superior a 50 mil hectares.

Conforme informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, divulgado na última semana, a produtividade será prejudicada assim como a qualidade dos grãos devido às condições climáticas. Para o gerente de produção da Cotrimaio, o engenheiro agrônomo Charles Neuhaus as primeiras lavouras colhidas tiveram um rendimento abaixo do esperado pelos produtores, situação ocorrida principalmente devido aos longos períodos de chuva após os primeiros plantios e após isso um longo período de estiagem, além de um inverno com poucos períodos de frio que é fundamental para o bom desenvolvimento da cultura.

Alguns obstáculos também são apontados para a comercialização do produto. Pensando nisso e no desenvolvimento do produtor desde a formação da sua lavoura até a colheita, a Cotrimaio mantem o programa de trigo branqueador onde o produtor que plantar as cultivares de trigo que se enquadram nessa categoria tem um diferencial de preço no momento da comercialização do cereal, recebimento e beneficiamento da produção, além dos contratos futuros que garantem uma liquidez ao produto.

Embora seja cedo para falar em produtividade média, Charles reforça que “a qualidade é fundamental para ter um preço aceitável e também liquidez do trigo, no caso de uma qualidade inferior todos perdem, o produtor recebe menos pelo produto comercializado e a Cooperativa tem uma margem menor no negócio, por ter maior dificuldade na comercialização, visto que as opções de compradores se tornam mais restritas”.

Eloídes Nunes

Foto: Dariela Silva Ames Bourscheidt-Cotrimaio

 

apuama3
escorpionsnova
chillys
servtell
mix precos
mira3
Mara Personal
toscani