Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

GREICE QUELLE C. DA COSTA

Acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer de mama



O papel do profissional é buscar proporcionar o bem-estar psicológico durante todo o tratamento

Ao receber o diagnóstico de câncer de mama, muitas mulheres sofrem uma desestrutura emocional.  Por isso, neste momento, além da busca pelo tratamento médico, o acompanhamento psicológico é extremamente necessário, tanto para a paciente, quanto para os familiares que a acompanharão neste processo.


O papel do profissional é buscar proporcionar o bem-estar psicológico durante todo o tratamento. Já existem pesquisas que revelam que pacientes que buscam acompanhamento psicológico apresentam menos ansiedade, tendo um maior equilíbrio de seus estados emocionais e, além disso, possuem uma melhor adesão ao tratamento contra o câncer.


Medo da morte, sentimento de impotência e de fracasso, são aspectos bastante apresentados durante o tratamento oncológico e que devem ser cuidadosamente trabalhados pelo psicólogo, o qual também deve estar atento a uma possível depressão que o paciente possa vir a apresentar em decorrência de seu quadro.


A baixa autoestima também é um fator bastante comum em mulheres com câncer de mama, pois, é natural que se preocupem com a sua imagem, e este é um dos principais fatores a ser trabalhado durante o acompanhamento psicológico.


Outro objetivo do psicólogo é poder ajudar o paciente a resignificar este diagnóstico, auxiliando-o a utilizar estratégias que possam minimizar as situações de estresse emocional.


É importante salientar que o tratamento psicológico não se restringe apenas à paciente, mas também aos familiares, pessoas fundamentais e que irão auxiliá-la nessa jornada, assim o psicólogo irá reforçar os vínculos afetivos, facilitando o diálogo e estimulando-os a compartilharem sentimentos e emoções. 


O suporte psicológico é tão importante quanto a própria medicação. E o tratamento de câncer de mama é um trabalho para uma equipe multidisciplinar, da qual o psicólogo deve ser membro, atuando em todas as fases deste processo.


Psicóloga Greice Quelle da Costa
CRP: 07/22690
Contato: 55 984457579

 

meiosmokey
concordia2
dukkkka
fuscar
carrossel escola
veiga douglinhas
Mara Personal
arcoiris