Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

MAGALI MARIANA ANDREOLA

Síndrome do Pensamento Acelerado



Segundo o livro Ansiedade: como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury.

Muitos colocam a Depressão como mal do século, sem dúvidas, mas a SPA está crescendo muito e atingindo mais de 80% da população.

Augusto Cury em seu livro Ansiedade: como enfrentar o mal do século, fala sobre essa Síndrome. Como sabemos há muitos tipos de ansiedade, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo TOC, a síndrome de Burnout, o transtorno do pânico, entre outras.Porém a ansiedade produzida pela SPA é mais abrangente, continua e contagiante.

Alguns dos sintomas da SPA são: Ansiedade, mente inquieta ou agitada, insatisfação, cansaço físico exagerado; acordar cansado, sofrimento por antecipação, irritabilidade e flutuação emocional, impaciência; tudo tem que ser rápido, dificuldade de desfrutar a rotina;tédio, dificuldadede lidar com pessoas lentas, dor de cabeça, dor muscular, transtorno do sono, entre outros.

Embora não haja uma classificação rígida, podemos dizer que quem tem pelo menos três a quatro sintomas, deve mudar rapidamente seu estilo de vida.

Uma das características mais marcantes da síndrome do Pensamento Acelerado é o sofrimento por antecipação, ficamos angustiados por fatos que ainda não aconteceram, mas que já estão desenhados na nossa mente.

Muitos acordam fadigados, porque gastam muita energia pensando e se preocupando durante o estado de vigília. O sono deixa de ser reparador, não consegue repor a energia na mesma velocidade.

 E os sintomas físicos,que surgem quando o cérebro está desgastado, estressado e sem reposição de energia, procurando órgão de choque para nos alertar. Nesse momento aparece uma série de sintomas psicossomáticos, como dores de cabeça e musculares, que representam o grito de alerta de bilhões de células suplicando para que mudemos nosso estilo de vida.

A SPA abrange também o estresse profissional(síndrome de Burnout),gerado pelo uso de telefones celulares, excesso de atividades, de informações, de trabalho e de competição predatória.

Então, quem pensa excessivamente, sem nenhum gerenciamento por parte do eu, sofre um desgaste emocional altíssimo, com graves conseqüências para seu futuro profissional, emocional e social. Quem sofre de SPA além de ter um envelhecimento precoce da emoção também tende a ter um retardamento da maturidade.

Porém é necessário fazer uma higiene mental, e sem aprender a fazê-la não é possível aliviar a SPA.  Devemoscapacitar nosso “Eu” para ser autor da própria história, ser livre para pensar, mas não escravos do pensamento egerenciar o sofrimento antecipatório.

Podemos fazer a higiene mental através da técnica do DCD (duvidar, criticar e decidir).Duvidar do controle do medo, da insegurança, da ansiedade, da impulsividade, da irritabilidade, da baixa autoestima, é fundamental para superá-las. Criticar cada pensamento perturbador e cada emoção angustiante, bem como a passividade do eu, é nutrir a lucidez e a maturidade psíquica. E para completar a técnica, devemos aplicar a determinação estratégica. A determinação é a fonte da disciplina, da autodeterminação, da capacidade de lutar pelas metas. Sem disciplina, nossas metas se tornam motivações superficiais, e não projeto de vida.

Essa técnica não substitui o tratamento psicológico, pois é uma técnica educacional, mas torna a higiene mental efetiva. Devemos reciclar as falsas crenças,não ser uma máquina de trabalhar, ou de informações, não ser um traidor da qualidade de vida. Devemos saldar nossas dívidas, pois quem não é fiel a sua qualidade de vida, tem uma dívida impagável consigo mesmo.

Magali Mariana Andreola

CRP: 07/23259

Fone: 55 9 99556642

dukkkka
jairo
concordia2
worldcell
apuama3
veiga douglinhas
ascencao
leonardo