Domingo, 22 de Outubro de 2017

MISCELÂNEA

Inter-Regional do ENART é lançada em Santo Ângelo



Evento será realizado entre os dias 25 e 27 deste mês. Entidades organizadoras estão otimistas com expectativa de 15 mil visitantes

Em clima de otimismo entidades tradicionalistas e Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, lançaram oficialmente na segunda-feira, 07, nas dependências do CTG Tio Bilia, a fase Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) que será realizada em Santo Ângelo de 25 a 27 deste mês, reunindo dez regiões do Estado, cerca de 40 grupos de danças, e uma expectativa de receber 15 mil pessoas durante o evento.

Santo Ângelo integra o seleto rol dos três municípios gaúchos que sediarão etapas inter-regionais, reunindo representantes das 30 regiões tradicionalistas do Estado, juntamente com Uruguaiana e Canoas. A grande final do ENART, considerado o maior festival cultural amador da América Latina, acontece em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro.

Serão disponibilizados sete palcos para as apresentações artísticas, todos na zona norte da cidade, sendo principal o Ginásio Municipal Marcelo Mioso que sediará por dois dias as competições da modalidade de danças tradicionais, nas forças A e B. Em cinco diferentes palcos no Colégio Estadual Missões, desde salas de reuniões ao ginásio de esportes, serão realizadas apresentações da dança de salão, solista vocal masculino e feminino, e declamação também nas duas categorias. Serão disputadas ainda na etapa de Santo Ângelo, na estrutura do Colégio Missões, as categorias gaita, violão, viola, violino ou rabeca, causo gauchesco de galpão, pajada, trova galponeira e conjunto vocal.

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar sediará as apresentações regionais na modalidade chula.

LANÇAMENTO

No ato de lançamento foi repassada a programação prévia da Inter-Regional às entidades e ao Governo Municipal, para a formatação definitiva, que deverá ocorrer ainda nesta semana. Também houve um painel reunindo o Município, Secretaria de Cultura, Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo – Assetrasa -, conselho do MTG e representantes da 3ª Região Tradicionalista (RT), debatendo a realização da Inter-Regional como uma grande oportunidade de mostrar para o Rio Grande do Sul a união das entidades de Santo Ângelo e a importância do evento para manter crianças e jovens fundamentados nas raízes do tradicionalismo. “O ENART não é gasto, é investimento na juventude, pois 90% dos participantes são jovens. A Inter-Regional vai ficar marcada não apenas na história de Santo Ângelo, mas do ENART, da 3ª Região Tradicionalista e do MTG”, disse Iara Roth, representante da 3ª RT e conselheira do MTG.

Seguindo na mesma linha, o prefeito em exercício Bruno Hesse reafirmou às entidades que o Governo Municipal não vem medindo esforços para fazer da etapa de Santo Ângelo um grande evento.

Na presença do secretário adjunto de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, André kryszczun, a congregação das entidades tradicionalistas foi saudada pela secretária municipal de Cultura Neusa Cavalheiro, como fator determinante para a realização da Inter-Regional do encontro gaúcho em Santo Ângelo. “Antes era competição, hoje é união. E o resultado desta união é a vinda do ENART para o município”, afirmou.

PRESENÇAS

O ato teve a presença da imprensa local, autoridades municipais e entidades tradicionalistas: Nadir Ferreira, patroa do CTG Tio Bilia; César Moura, patrão do GTF Cel. Aparício Borges; Eloi Grassel, patrão do GDF Os Farroupilhas, e Ariel Sech (20 de Setembro) e Edson Freitas (CTG Os Legalistas); Júlia Castanho, 2ª Prenda Juvenil da 3ª RT, Daniel Müller Forratti, 3º Guri Farroupilha da 3ª RT e Aires Zimmermann, representando a Assetrasa; e Edna Lautert, da Academia Santo-Angelense de Letras. O vereador Ademir Queiroz representou o Poder Legislativo na solenidade.

Tarso Weber

Foto: Tarso Weber

verasanchez
Luciano Nahed
lerino geral
Mara Personal
Grzechota
Harmonize
zimmermaq andre denilson
veiga douglinhas