Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

MAGALI MARIANA ANDREOLA

A importância da psicoterapia para o autoconhecimento



Magali Mariana Andreola é psicóloga na Harmonize Clínica Psicológica

A falta de autoconhecimento muitas vezes nos leva a tristeza, culpa ou insatisfação. Em alguns momentos da vida agimos como não queremos, mas só se percebe isso quando notamos o mal que foi feito para nós mesmos e para alguém ao redor.

Perceber situações e olhar para si mesmo pode ser bem difícil, porém não é impossível. Observar seus comportamentos e as conseqüências deles é apenas um começo positivo para o autoconhecimento.

O autoconhecimento faz parte de um dos comportamentos que aprendemos ao longo da vida, algumas pessoas se conhecem mais, outras menos, tudo está relacionado à forma como olhamos para nós e para o mundo ao nosso redor. Não é apenas saber descrever sentimentos, mas sim conseguir associá-los com sensações físicas e situações cotidianas.

A partir do momento que você sabe sobre seus sentimentos, automaticamente você conseguirá descrever suas sensações, conseqüentemente conversar e falar sobre seus sentimentos, e isso facilitará sua vida possibilitando mais qualidade em suas relações. Desta forma, as pessoas ao redor podem compreender mais sobre você e sua situação.

Inicialmente observar e descrever sensações e sentimentos torna o indivíduo um pouco mais consciente de seus comportamentos, porém ter autoconhecimento vai além, o indivíduo irá aprender e saber narrar comportamentos, situações e sensações.

 Muitas vezes, a pessoa se sente no limite, se sente confuso, e quando em algum momento da vida não se pode mais seguir sem orientações, então busca auxilio através da psicoterapia, que é de grande relevância para, desenvolver o autoconhecimento nos pacientes. Saber sobre si mesmo pode facilitar suas relações sociais, amorosas, relações familiares. É necessário compartilhar, falar sobre sentimentos e se conhecer para conseguir dominar as situações aversivas da vida.

Magali Mariana Andreola

CRP: 07/23259

 

toscani
meiosmokey
chillys
worldcell
leonardo
aquino
jairo
redemaq